Já pensou em comer o palco depois da peça de teatro?

10 04 2013

No outro dia eu fui com um amiga assistir a uma palestra sobre sustentabilidade apresentada pela comunidade de arquitetura e design de Melbourne. O evento foi realizado num barzinho meio estilo hippie chamado Section 8 que fica na cidade de Melbourne, na Austrália.

Earthly Activation

Foi um fim de semana bem legal, muito calor, verão bombando e varias coisas legais acontecendo na cidade. Haviam vários festivais entre eles o “Food & Wine Festival” – Festival de comidas e vinhos,  também tinha um festival de musica e dança húngara e por fim o “Sustainable Food Festival” onde haviam palestrantes bastante interessantes que falaram sobre comida sustentável e comidas orgânicas.

Uma das palestrantes explicou como funciona o sistema de rótulos e certificações de produtos orgânicos aqui na Austrália. Muitas marcas se dizem orgânicas, mas na realidade não são nada disso. Existem muitas falhas no sistema que ainda é muito recente. Foi uma discussão bem interessante e eu aprendi bastante coisas sobre os sistemas alimentares tradicionais e orgânicos aqui da Austrália. Mas o que eu realmente amei foi a apresentação Tanja Beer sobre “Living Stage” ou seja palco vivo.

The Living Stage

The Living Stage

A apresentação de Tanja foi realmente surpreendente! Eu nunca ouvi falar sobre esse conceito de “Green Theatre” (teatro verde) ou “Living Stage” (teatro vivo). O “Teatro Verde” oferece soluções sustentáveis ​ para apoiar a ética do “design ecológico” através do teatro e das artes cênicas. Tanja diz que a idéia principal é mostrar para a comunidade que é possível criar projetos artísticos originais e idéias com efeito mínimo sobre o meio ambiente.

Tanja compartilhou sua experiência com o público e explicou como ela começou a integrar a sustentabilidade em seu trabalho. Ela apresentou o conceito de “Teatro Vivo” que é um conceito eco-cenográfico, que combina design do palco, permacultura e envolvimento da comunidade para criar um espaço de atuação reciclável, biodegradável e comestível. Ela utiliza plantas, vegetais, frutas, saladas, etc.

Imagine uma peça de teatro onde no fim você pode, literalmente comer o palco?! Eu achei isso uma viagem! Um projeto muito louco que tem tudo para dar certo. Alias aqui em Melbourne já esta dando certo! Eu nunca tinha visto isso antes e achei essa ideia o máximo!

Em vez de usar materiais de construção tradicionais para construir o palco, Tanja usa materiais reciclados, plantas e uma horta que é cultivada pela comunidade. Ela contou que os atores também brincam com os elementos vivos no palco interagindo com o público. Com certeza deve ser uma experiência extraordinária para o publico que assiste a essas peças bastante originais!

photo

Ela trouxe algumas saladas de um de seus “Palcos Vivos” para sentirmos o gostinho de um palco comestível! A salada fresquinha estava deliciosa. Eu tenho apenas uma coisa a dizer! Tanja realmente faz um ótimo trabalho! Na minha opinião esta é uma forma bonita e criativa de integrar a sustentabilidade com design e artes cênicas. Parabéns Tanja pelo seu trabalho maravilhoso!

Se você quiser saber mais sobre as criações de Tanja e seu trabalho com o palco verde, visite http://tanjabeer.com/

Como diz Regina Casé, Palcos vivos vem com tudo!


Actions

Information

One response

17 04 2013
Ecobacana (@Ecobacana)

Muito bacana😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




MPJ

Vida, espere. Não me cobre, tudo ao seu tempo, aos novos tempos.

Raanan Bar-Cohen

all about the Partnerships

Boudoir De Garota

Isabel Fagundes

Atitude Eco - Ativismo e sustentabilidade

Ativismo, mobilização, comunicação e sustentabilidade

My Food And Flowers

Two of the Great Joys in Life!

%d bloggers like this: