Desmatamento

26 09 2012

E nossa primeiríssima convidada do quadro “autor convidado” é Thayna Carvalho minha prima linda que tá aí dando uma força pro blog. Valeu prima! 

———————————————————————————-

Os desmatamentos são métodos que ocorrem por todo mundo, consequência de um aumento das atividades produtivas e econômicas, particularmente pela expansão da densidade demográfica em escala internacional, colocando em risco as regiões compostas por florestas.

A exploração que naturalmente deixa sujeito a devastação diante das atividades humanas já diminuiu cerca de 310 anos, mais de 55% de toda área de vegetação natural em todo mundo.

Desmatamento AmazoniaA atividade de extrativismo vegetal é extremamente importante em vários países como o Brasil, com predomínio de florestas tropicais, assim como a Indonésia e o Canadá com florestas temperadas, e essa extração coloca em risco diversos tipos de vegetações distribuídas no mundo.

Atualmente a devastação ocorre em “passos largos” com a destruição da vegetação nativa de maneira desproporcional, gerando o desequilíbrio a enorme biodiversidade que as áreas de matas e florestas apresentam vai desaparecendo junto com a vegetação. Que concentra cerca 55 mil espécies de plantas superiores (22% de todas as que existem no mundo), muitas delas endêmicas (só existem no país e em nenhum outro lugar); 524 espécies de mamíferos; mais de 3 mil espécies de peixes de água doce; entre 10 e 15 milhões de insetos (a grande maioria ainda por ser descrita); e mais de 70 espécies de psitacídeos: araras, papagaios e periquitos.

madeireira

Precisamos fazer algo!

O desmatamento ocorre, na maior parte das vezes, por motivos comercias (pecuária, agricultura, extração de madeiras) e muitas vezes por atos ilegais. Com o desenvolvimento do capitalismo industrial, fez com que aumentasse com o desmatamento. Hoje em dia, o problema do desmatamento é muito maior nos países subdesenvolvidos, mas suas conseqüências atingem o ecossistema mundial. Em 2004, o setor madeireiro extraiu o equivalente a 6,2 milhões de árvores no Brasil.

Amazonia

O Brasil concentra 30% das áreas de florestas tropical da terra. Em 1988, satélites mostravam que o desmatamento da Amazônia já tinha atingido 12% da região. As causas da seca, é por causa do desmatamento.  Por isso e nosso dever preservar as florestas que são os pulmões do planeta. Projetos de proteção da Amazônia são importantíssimos e devem sempre ser divulgados para que finalmente diminua a quantidade de queimadas e florestas desmatadas para fins comerciais.

Algumas dicas para a Preservação das Florestas e Lazer.

Ao comprar produtos de origem florestal como móveis, objetos decorativos, artigos para cozinha e escritório, jogos, cestaria, papéis e embalagens, produtos gráficos, construção civil, brindes entre outros produtos, exija o selo Conselho de Manejo Florestal, com a garantia conferida pelo selo (FSC) para ter a certeza de que eles provém de florestas manejadas de acordo com critérios rigorosos e não predatórios. O selo verde atesta o uso de técnicas de corte que respeitam os ciclos de regeneração da mata. No site do selo FSC encontra-se a lista com todas as empresas certificadas.

Um método para a ajuda no combate ao Desmatamento é a redução do consumo de carne em geral. Tudo porque muito da produção de soja e milho é utilizada como ração de animais, como aves, porcos e bois. Além de fazer bem à saúde, uma dieta com variados tipos de vegetais é a forma que menos prejudica o meio ambiente. Ao comer menos carne vermelha, por exemplo, estamos contribuindo também no sentido de reduzir a necessidade de abertura de novas áreas de pastagens. Além disso, são economizados 20 mil litros de água tratada envolvida na produção de cada quilo de carne bovina.

Evite consumir produtos feitos com couro animal. Procure alternativa como o couro vegetal (ecológico) feito a partir da extração do látex e couro de peixe uma novidade no mundo da moda.

Diminuir o consumo de papel comum. Prefira papel reciclado. 

Os comerciantes devem evitar a compra de madeira ilegal, sem documento. Essas madeiras são retiradas de forma clandestina sendo enviada a galpões, lojas e depósitos de material de construção. 

Evite comprar algumas flores orquídeas, bromélias, xaxins, palmitos, Flor de Carajás sem o certificado de origem por estarem sob o risco de extinção, só é permitida sua venda se ela for cultivada para essa finalidade.

O palmito Juçara, encontrado na Mata Atlântica vem sendo explorado de forma predatória. A sua palmeira está em extinção. Evite comprar palmito vendidos na beira de estradas. Recuse palmito em conserva que não tenha registros do Ministério da Saúde ou do Ibama. Não arrisque sua saúde. O botulismo é uma intoxicação alimentar provocada pela consumo de palmito produzido sem condições de higiene necessárias. Combata o palmito clandestino.

Unidades de Proteção Integral tem o objetivo de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com algumas exceções. Fazem parte deste grupo, as seguintes unidades de conservação: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional, Monumento Nacional e Refúgio de Vida Silvestre.

Unidades de Uso Sustentável tem o objetivo de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais. Projetos de desenvolvimento sustentável são importantes para gerar emprego e renda para as comunidades que vivem na gigantesca área da Amazônia e em diferentes localidades. Respeitar o frágil equilíbrio ecológico da região é um pré-requisito fundamental. E Comprar artesanato é uma forma de o visitante colaborar com o povo da região.

Para saber um pouco mais sobre a Amazônia visite o site da Imazon. A missão do Imazon é promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia por meio de estudos aplicados, apoio à formulação de políticas públicas, disseminação ampla de informações e formação profissional. O site também fornece informações sobre a situação, dinâmica e pressão sobre as florestas e Áreas Protegidas da região.

Remunerar a população local para a preservação é a proposta do bolsa floresta.

 A floresta em pé ajuda a regular o clima, a temperatura, a umidade e as chuvas. Absorve gás carbônico da atmosfera prestando um enorme serviço para o equilíbrio climático mundial que merece valorização.
Conservar a Amazônia é preservar vidas vegetais, animais e humanas.

Denúncias : Nós podemos fazer denúncias sobre agressões ao meio ambiente causados pelo homem, como incêndios florestais e desmatamento  podem ser feitas através da Linha Verde do IBAMA 0800-61-8080. Para mais informações acesse www.ibama.gov.br/prevfogo

Vamos juntos preservar as florestas e lutar por um mundo mais verde!!!

Fauna Amazonia

                                                                                            Texto : Thayna Carvalho


Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




MPJ

Vida, espere. Não me cobre, tudo ao seu tempo, aos novos tempos.

Raanan Bar-Cohen

all about the Partnerships

Boudoir De Garota

Isabel Fagundes

Atitude Eco - Ativismo e sustentabilidade

Ativismo, mobilização, comunicação e sustentabilidade

My Food And Flowers

Two of the Great Joys in Life!

%d bloggers like this: